17 de maio de 2010

Como cuidar das roupas de inverno!

O inverno tá chegando e chega a hora de tirar as roupas do armário com cheiro de nafitalina kkk! Para se livrar do cheiro de roupas "guardadas" e ainda por cima dar uma cuidada na roupa seguem algumas dicas:

Se tiver contições tire as roupas de dentro do armário algumas vezes para que a roupa possa respirar e arejar, caso não seja possível retira-las deixe as portas do armário abertas sempre que possivel.

Utilize potes antimofo em cada divisão dos armários.
Se a roupa já estiver com cheiro, o odor só poderá ser retirado com a lavagem. Mesmo assim, pode haver necessidade de lavar duas vezes e a secagem deve ser total, para completa remoção do mau cheiro.
 
COURO:



Nunca guarde as peças de couro em sacos ou capas plásticas pois podem apresentar mau cheiro, fungos, manchas e deformidades. O ideal é envolvê-las em capas de TNT e, a cada 30 dias, expô-las em local fresco e com sombra. Para pendurar um casaco de couro, use cabides plásticos ou de madeira com ombro largo para evitar deformação. E jamais o guarde se estiver sujo ou úmido de suor ou chuva. Peças de couro liso podem receber uma limpeza básica com pano úmido e produtos de higiene e hidratação para couro, vendidos em lojas especializadas. Para a lavagem – que deve ser feita no mínimo duas vezes por ano – procure uma lavanderia especializada.


LÃ, MALHA E TRICÔ:


Tecidos de lã só podem ser lavados com detergente neutro, no processo “delicado” da máquina de lavar. O sabão em pó encolhe e endurece a lã, da mesma forma que a secagem em secadora ou fonte de calor. O correto é colocar no varal, em local fresco e arejado. Malhas e tricôs só podem ser lavados manualmente no molho com detergente neutro e não podem ser torcidas, centrifugadas ou penduradas porque estiram e deformam.


CASHMERE:


O melhor tratamento para peças de cashmere é a limpeza a seco. A limpeza com água deve ser feita com detergente neutro, mas existe o risco de retração nas fibras, semelhante ao encolhimento. Como as malhas, não devem ser passadas.


CAMURÇA:


Assim como o couro, por se tratar de pele animal, o ideal é confiar o serviço a uma lavanderia especializada. Tratamentos caseiros normalmente estragam a camurça e o chamois. Deve ser guardada limpa em capa de TNT, em local seco e deixada para “respirar” e tomar ar pelo menos uma vez ao mês em local arejado e fresco.


VELUDO:


O veludo cotelê pode ser lavado normalmente na máquina de lavar com sabão em pó, mas o uso de secadoras ou estufas causará encolhimento. A secagem pode ser feita com a peça pendurada em local arejado e fresco. O veludo alemão só pode ser lavado a seco; qualquer outro tipo de limpeza pode estragá-lo.


FLANELA:


É um tecido de algodão que recebeu tratamento com cilindros abrasivos que puxam o fio para criar uma pelagem. Pode ser lavado normalmente na máquina com sabão em pó, mas não pode ser seco na secadora ou em estufa porque encolhe com facilidade. A secagem deve ser feita em local fresco e arejado.


Todas as peças devem ser passadas com sapatas de proteção
 
DICAS da QUALITY LAVANDERIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário